Quem sou eu

Minha foto
BRASÍLIA, DF, Brazil
Noiva do Francisco (até que enfim), Católica, Consagrada da Comunidade Católica Sagrada Família, Advogada, amante do mundo do casamento...... Sempre agitada, sempre correndo, sempre estresada, sempre cansada, sempre adiando, sempre esqueçendo, sempre amando, sempre perdoando, sempre Alexandra....

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Casamento sem gafe: saiba como se comportar adequadamente



  1. O comportamento, tanto dos noivos quanto dos convidados, é peça fundamental para o sucesso de uma festa de casamento. Da mesma forma que uma banda desafinada ou um jantar ruim, um amigo que bebeu demais ou uma noiva que atrasou quase uma hora para entrar na Igreja podem tirar o charme da ocasião.

    Educação é bom e todo mundo gosta. E isso serve para qualquer situação, inclusive para os enlaces. Antes de pensar naquele conjunto de regrinhas específicas para a ocasião - a chamada etiqueta - vale lembrar as boas maneiras exigidas no convívio humano diário.

    Se você recebe um convite para a festa e não pode ir, por exemplo, por que não ligar para os noivos, agradecer e justificar a ausência? Afinal, o casal teve um trabalho enorme para fazer a lista dos convidados e, provavelmente, pensou em cada nome de maneira especial. Foi na festa e não gostou da comida? Guarde o comentário pra você. O que importa mesmo é a felicidade dos noivos. Gestos pequenos como estes, que deveriam ser rotineiros, acabam fazendo toda a diferença.

    No entanto, para um casamento, não basta só ser simpático e educado. Há algumas normas que devem ser respeitadas. Uma das primeiras é confirmar a presença no evento. Os noivos contam com isso para estipular o número exato dos convidados e não desperdiçar nada com buffet e outros serviços.

    Depois, ainda na fase do planejamento, vale pensar com calma e carinho na roupa que irá vestir. Jamais vá de branco, a não ser que os noivos peçam que as pessoas vistam algo dessa cor. "Branco é a cor da noiva", diz a assessora de comunicação e consultora em cerimonial Zenita Almeida. Ela ainda orienta para a escolha dos sapatos. "Só use salto se você souber andar com um".

    Para os noivos, também existem algumas regrinhas como sempre mandar um convite de acompanhante aos convidados solteiros, não pedir dinheiro como presente e usar trajes adequados conforme o horário da festa.

    A todos, vale aquele velho conselho de mãe: não exagere na bebida! Nada pior do que pessoas alcoolizadas e inconvenientes que deixam todo mundo constrangido.

    Para a festa sair perfeita e sem gafes, tanto da parte dos noivos quanto dos convidados, o Yahoo! preparou uma cartilha com as orientações básicas de como se comportar e se vestir em um casamento. Confira, faça a coisa certa e, depois, divirta-se muito. No fundo, é isso que os noivos desejam.

    Para os noivos
    - Noivo de branco é brega. De acordo com a consultora, mesmo a moda tomando caminhos democráticos, a escolha mais acertada é ainda a tradicional. "Noivo de branco é um horror, assim como noiva de vermelho, preto e outras cores", opina Zenita.

    - O traje da noiva deve acompanhar o horário e local da cerimônia. Não dá pra usar brilho durante o dia ou um chapéu à noite. Casamento numa chácara pede um tipo de vestido, uma cerimônia pela manhã em um local fechado outro, e assim por diante.

    - Antigamente, o atraso da noiva era considerado charme. Hoje em dia, é inaceitável. Chegue no horário e aproveite melhor o tempo da cerimônia e do buffet.

    - Casamento não é evento comercial, portanto nunca exija dinheiro como presente e, em hipótese alguma, estipule valores.

    - Para os amigos solteiros, sempre mande mais de um convite ou senha de entrada. Afinal, ninguém gosta de ir à festa sem companhia.

    - Faltar comida ou bebida na festa não é legal e, geralmente, quando isso acontece, vira motivo de comentários maldosos dos convidados. "Tenha muito cuidado com o serviço contratado e calcule baseado no número de convidados", aconselha a consultora.

    - Os penetras sempre existiram e, possivelmente, vão existir no seu casamento. Mesmo sabendo isso, é deselegante barrar convidados que esqueceram suas senhas de entrada. O ideal é ter uma recepcionista com uma lista de nomes logo na entrada para evitar confusão.

    - Tente dar atenção a todos. Não dá pra ficar conversando a festa inteira com a melhor amiga enquanto os primos distantes não receberam nem um "olá". Todos estão reunidos pelo mesmo motivo e devem receber tratamento igual.

    Para os convidados

    - "Nunca, nunca mesmo vá vestido de branco em um casamento", orienta Zenita. O motivo é óbvio: branco é a cor da noiva!

    - O exagero é sempre errado! Decote grande demais, vestidos muito curtos, paletós em cores berrantes não ficam bem em qualquer um.

    - Nem pense em tirar o jeans do armário. Mesmo que a festa seja durante o dia, jeans e casamento não combinam.

    - Só use salto alto se você souber andar com elegância. "Nada pior que numa festa de casamento desfilar de salto mancando ou pisando em desalinho", diz a consultora.

    - Vá à cerimônia religiosa. Afinal,o casamento não é só festa!

    - Não exagere na bebida! Nada mais chato do que um convidado inconveniente ou então querendo arrumar briga na festa.

    - Não interfira no cerimonial. Quando todos abrirem uma roda para os noivos dançarem juntos, por exemplo, não banque o engraçadinho entrando no meio junto com o casal.

    - Os docinhos são feitos para serem degustados durante a festa. Na bolsa, só maquiagem, chaves do carro e documentos. Nada de esconder guloseimas para levar pra casa

6 comentários:

  1. Faltou algo que eu nao me incomodo, mas sei quem reclama muito: a mesa tem 8 lugares? então não são 9, nem 10, muito menos 11 pra cima. Nada de arrastar as cadeiras e fazer uma área VIP com todos os amigos.

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog por acaso e achei genial essa postagem! Seria bem útil se não fosse deselegante anexar ao convite! heuehue

    Já estou seguindo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog e já vou segui-lo!
    Ótimas dicas :)

    Ah,Está rolando um sorteio bem legal no meu bloguito de um kit para deixar a festinha ainda mais bonita e te convido para participar!

    Beijo,
    Vivi

    www.embrevecasadinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Alexandra Moreschi disse...

    é verdade carol, tb odeio que juntem mesas.....

    Acaba com a decoração.....

    Bjs

    ResponderExcluir

Postagens populares