Tradicionalmente, há uma ordem em que a cerimônia é realizada, desde a entrada dos componentes da cerimônia até a sua finalização. Segundo o costume, os primeiros a entrarem na Igreja são os padrinhos – começando pelos padrinhos do noivo, e então alternando entre um e outro, até que todos entrem. Os casais se colocam aos lados do altar, a mulher sempre à esquerda do homem.
Depois dos padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo, também com ela à esquerda dele. Esse casal deve entrar quando todos os padrinhos já estiverem posicionados.
Em seguida, entram o noivo e sua mãe, seguindo a mesma posição dos anteriores. Logo após, entram as daminhas de honra e pajens, que são quem tradicionalmente carregam as alianças até a hora em que serão usadas na cerimônia.
Por fim, as portas da igreja se fecham e, quando abrem novamente, entram a noiva e seu pai, de braços dados. Se o casal preferir, a noiva é a única mulher que pode entrar na cerimônia ao lado direito do homem que a acompanha, mas qualquer das duas formas é bem aceita hoje em dia.
O rito em si segue uma estrutura rígida que é, afinal, o que caracteriza esse ritual de casamento. Começa-se com o Acolhimento e Ritos Iniciais – feitos pelo padre -, seguidos pela Liturgia da Palavra – em que os noivos, se assim desejarem, podem escolher leituras e salmos que preferirem.
Nesta parte do ritual pode haver até três leituras, mas a primeira delas deve ser do Antigo Testamento. A próxima parte é a Homilia, em que o padre fala das leituras escolhidas, e da importância e do sentido delas na vida das pessoas presentes. É nesta parte que se refletem os trechos escolhidos pelos noivos, e a mensagem que eles desejaram passar a seus convidados com eles.
As próximas partes do ritual são as próprias do casamento e que acabam por serem mais fixas – como a Celebração do Sacramento do Matrimônio e a União das mãos e Consentimento. É nesta parte em que são feitos os votos entre os noivos, e as suas promessas de acordo com a Igreja Católica.
Depois disso, fazem-se a Oração Universal, em que todos os presentes pedem pela felicidade e saúde dos noivos; a Liturgia Eucarística, em que todos comungam, e, por fim, a Oração Final, que mais uma vez pode ser inspirada pelas preferências do casal.
O ritual católico é bastante tradicional, mas também é muito belo, sendo uma boa escolha para aqueles que desejam se mostrar mais tradicionais em sua união.
Nenhum comentário:
Postar um comentário