Quem sou eu

Minha foto
BRASÍLIA, DF, Brazil
Noiva do Francisco (até que enfim), Católica, Consagrada da Comunidade Católica Sagrada Família, Advogada, amante do mundo do casamento...... Sempre agitada, sempre correndo, sempre estresada, sempre cansada, sempre adiando, sempre esqueçendo, sempre amando, sempre perdoando, sempre Alexandra....

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CASAMENTO CATÓLICO

Sem dúvida um dos mais belos rituais de casamento, o cerimonial católico é um dos que parece ter sido menos afetado pela modernização do mundo em que vivemos.

Tradicionalmente, há uma ordem em que a cerimônia é realizada, desde a entrada dos componentes da cerimônia até a sua finalização. Segundo o costume, os primeiros a entrarem na Igreja são os padrinhos – começando pelos padrinhos do noivo, e então alternando entre um e outro, até que todos entrem. Os casais se colocam aos lados do altar, a mulher sempre à esquerda do homem.


Tradicional

Depois dos padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo, também com ela à esquerda dele. Esse casal deve entrar quando todos os padrinhos já estiverem posicionados.

Em seguida, entram o noivo e sua mãe, seguindo a mesma posição dos anteriores. Logo após, entram as daminhas de honra e pajens, que são quem tradicionalmente carregam as alianças até a hora em que serão usadas na cerimônia.

Por fim, as portas da igreja se fecham e, quando abrem novamente, entram a noiva e seu pai, de braços dados. Se o casal preferir, a noiva é a única mulher que pode entrar na cerimônia ao lado direito do homem que a acompanha, mas qualquer das duas formas é bem aceita hoje em dia.

O rito em si segue uma estrutura rígida que é, afinal, o que caracteriza esse ritual de casamento. Começa-se com o Acolhimento e Ritos Iniciais – feitos pelo padre -, seguidos pela Liturgia da Palavra – em que os noivos, se assim desejarem, podem escolher leituras e salmos que preferirem.


Ritual

Nesta parte do ritual pode haver até três leituras, mas a primeira delas deve ser do Antigo Testamento. A próxima parte é a Homilia, em que o padre fala das leituras escolhidas, e da importância e do sentido delas na vida das pessoas presentes. É nesta parte que se refletem os trechos escolhidos pelos noivos, e a mensagem que eles desejaram passar a seus convidados com eles.

As próximas partes do ritual são as próprias do casamento e que acabam por serem mais fixas – como a Celebração do Sacramento do Matrimônio e a União das mãos e Consentimento. É nesta parte em que são feitos os votos entre os noivos, e as suas promessas de acordo com a Igreja Católica.


Igreja

Depois disso, fazem-se a Oração Universal, em que todos os presentes pedem pela felicidade e saúde dos noivos; a Liturgia Eucarística, em que todos comungam, e, por fim, a Oração Final, que mais uma vez pode ser inspirada pelas preferências do casal.

O ritual católico é bastante tradicional, mas também é muito belo, sendo uma boa escolha para aqueles que desejam se mostrar mais tradicionais em sua união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares